A arte de perguntar
- Diogenes Carvalho Lima

- 16 de dez.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 4 horas

"A arte de perguntar"
Trata-se de um princípio essencial de um bom conselheiro: fazer as perguntas certas.
Perguntar é uma habilidade crítica, pois por meio das perguntas, o conselheiro consegue entender profundamente as necessidades, desafios e metas da empresa e de seus líderes.
Isso permite que as orientações e recomendações sejam ajustadas de forma personalizada, atendendo exatamente ao que a organização precisa. Em vez de simplesmente fornecer conselhos genéricos, o conselheiro se coloca como um parceiro, interessado em compreender o cenário completo e agregar valor estratégico.
Além disso, perguntas estratégicas também criam um ambiente de confiança e conexão, demonstrando que o foco está em resolver problemas e gerar valor, e não apenas em dar respostas rápidas.
Com isso, o trabalho do conselheiro se torna mais consultivo e menos diretivo, resultando em um relacionamento de longo prazo, construído sobre soluções sólidas e decisões bem informadas.
A "a arte de fazer a pergunta certa" é o que diferencia um conselheiro eficaz, que constrói confiança e oferece soluções estratégicas, de alguém que simplesmente tenta influenciar sem compreender o verdadeiro contexto e as necessidades da empresa.


Comentários